Ponto de Vista
A importância do seu BPM
Ricardo Messias, CEO da ZeroDox, compartilha seu ponto de vista sobre BPM.
Publicado em
10/7/2023
Você já parou para pensar na importância do seu BPM?
E se eu lhe disser que essas 3 letrinhas apontam problemas ocultos e cumulativos que podem levar a óbito?
Ricardo Messias, CEO da ZeroDox, compartilha seu ponto de vista sobre esse tema fundamental para a saúde institucional. Reserve alguns minutos para se aprofundar no assunto.
Antes que você corra para o Apple Watch, este artigo não tem nada a ver com a quantidade de batimentos do seu coração.
No ambiente organizacional, a sigla BPM significa Business Processes Management, ou traduzindo para o português: Gestão de Processos Administrativos e se refere à forma como se lida com as muitas engrenagens envolvidas no funcionamento de qualquer atividade produtiva.
A analogia com a saúde não é desprovida fundamento. Uma empresa funciona como um organismo, onde algo errado impede o fluxo saudável do todo. E assim como a sigla BPM (Batimentos Por Minuto) se refere a uma função orgânica interna, os gargalos em processos administrativos se acumulam em pontos que, até então, eram difíceis de identificar.
Nos tempos do papel, a maioria dos problemas relativos ao andamento dos trâmites administrativos ficavam ocultos, submersos em pilhas de resmas, diluídos em prazos intermináveis de trâmites físicos, ou subordinados a posturas individuais impossíveis de monitorar. Com a evolução digital os processos se tornaram transparentes e suas estatísticas viraram feedbacks: informações valiosas para a gestão empresarial.
A gestão digital traz à tona dores ocultas da administração organizacional que, se não resolvidas, podem levar à falência. A experiência com anos de transformação digital, me deu uma perspectiva bastante aprofundada sobre o assunto. Aprendi que por trás de estruturas empresariais existem processos e por trás destes, pessoas. Percebi que quanto mais as relações humanas migram para o ambiente virtual, mais as estruturas físicas dão lugar, em termos de importância de ativos, aos processos e às pessoas.
Além disso, descobri um aspecto curioso sobre a evolução tecnológica. Enquanto é difícil de vislumbrar a importância de algumas inovações antes de conhecê-las, depois que as vivenciamos, não conseguimos nos imaginar sem elas. Foi assim como computador, com o smartphone e com os smartwatches, que colocaram recursos antes inimagináveis nos nossos pulsos. É assim com a transformação digital de processos. Só que esta coloca em evidência dados relativos à saúde da sua instituição.
Além da praticidade do ambiente virtual e a segurança da criptografia digital em nuvem, a conversão dá acesso a informações extremamente relevantes que antes ficavam ocultas. A transformação que realizamos com nossos clientes, muitas vezes, acaba organizando deficiências em seus processos que, até então, nem sequer eram percebidas. Para isso, mapeamos fluxos, encontramos gargalos, apontamos responsáveis. Nós só não organizamos pessoas, mas o mapeamento dos processos dá ao gestor todas as informações que ele precisa para reorganizar, também, seus recursos humanos.
A transformação digital disponibiliza para o administrador um “raio-x” da sua empresa, proporcionando um novo nível de transparência e eficiência para a sua gestão e assim como o homem médio se habituou a monitorar os indicativos revelados pelas tecnologias vestíveis para cuidar da sua saúde, o gestor que entende os benefícios do BPM ZeroDox, dificilmente vai conseguir enxergara sua instituição sem ele.
Posts relacionados
Menos é mais, zero é tudo.
Conheça as Soluções de Digitalização de acervos jurídicamente válida da ZeroDox e traga seus processos para o século XXI.